quinta-feira, 1 de março de 2007

Dinner Music

Actualmente, a maior parte das refeições em família são acompanhadas por mais um elemento cuja posição adquiriu tal destaque, que chega a ser imprescindível a sua presença à mesa. Falamos da televisão.
Este meio de comunicação social com todas as suas vantagens informativas, pedagógicas e de entretenimento, diminui o diálogo e torna a refeição, em vez de familiar, individual.
Porque não substituir a televisão por uma boa música? Para além de fazer companhia, relaxa e o melhor de tudo, não absorve na totalidade a atenção do ouvinte, permitindo interacção entre a família.
As escolhas musicais podem variar entre a música clássica, o chill out, o jazz ou o blues.

Aqui está um CD que desencantámos do fundo do baú mas cujo nome é suficientemente sugestivo!
E vocês? Como passam as vossas refeições?

5 comentários:

J Mauro S disse...

Sem dúvida que hoje em dia, e cada vez mais, a hora da refeição é menos uma hora de diálogo. Principalmente à hora do jantar, uma vez que a agitação do dia-a-dia não permite, muitas vezes, que a família não se reúna a hora do almoço.
Não sou entendido no assunto e não sei se a solução está na música. Mas muitas pessoas querem é estar sentadas no sofá a mexer no comando da tv e aproveitar a evolução da tecnologia para fazer o famosos zapping. Talvez não haja receitas para este problema, uma vez que todas as famílias são diferentes e têm as suas particularidades. Mas se as pessoas que gostam de música calma lerem este post então a vocês terão cumprido a vossa missão.
Parabéns pelo espaço.

Ana Ribeiro disse...

Em casa dos meus pais, nunca houve televisão na sala de refeições. A hora de jantar é muitas vezes aproveitada para colocar a conversa em dia.
O mesmo não se passa em minha casa, em que muitas vezes a Tv é a minha companhia das refeições. Acabo por n me sentir só, mas tb acabo por comer mais!!
A música é benvinda em jantares com amigos.

Marina Magalhães disse...

No Brasil há um grande costume de se alimentar assistindo a televisão (principalmente devido a grande influência da Rede Globo e suas novelas na nossa vida). Quem sabe escutar uma boa música não seja uma melhor idéia?

Parabéns!

Pedro Graça disse...

Existem diversos trabalhos sobre a influência da TV nos hábitos alimentares. Poderiam aqui colocar qualquer coisa.
Até breve,

PG

Joana, Mª Antónia, Rita disse...

Em casa dos meus pais, as nossas refeições são sempre acompanhadas pela televisão, o que não quer dizer que não haja diálogo; muito pelo contrário, mesmo com a TV ligada conseguimos manter uma conversação bastante animada.

Joana Oliveira